Amamentação e o primeiro mês

Então Rudá completou um mês dia 23 de setembro.
Sim, faz tempo, mas sabe como é essa vida de mãe..pouco tempo "livre".
Mas também não posso deixar de registrar o primeiro mês do meu bebê-coisa-linda-di-mamain.

Ele sempre foi um bebê bem esperto e esfomeado. Acho que essas são as características principais dele. Está sempre atento a tudo e gosta de uma teta que vou te contar. Tenho que confessar que, sempre tive um medinho da amamentação. Nunca tive medo do parto, da dor do parto, do pós-parto (logo após o parto e não o puerpério todo), mas a amamentação me deixava bem preocupada, por isso tentei ler tudo que podia e me informar muito sobre esse tema antes de ele nascer. Claro, por mais que saibamos na teoria, a prática é bem diferente. Me muni de todas informações que podia, pois sempre quis muito amamentar e nada podia dar errado.
Logo após nascer, Rudá já foi pegando a teta. A primeira pega, no seio esquerdo, foi meio errada. Durou poucos minutos, mas já rendeu um machucadinho. Não doía, apenas era visível uma marquinha vermelha. O outro seio ele sempre pegou bem, desde o começo. A primeira semana é a mais complicada de tudo. Muita adaptação, muita mudança e muito palpite (essa é uma questão que vale um post à parte). Rudá é muito sugador, desde o primeiro dia, se puder ele ficava o dia pendurado. Meu leite desceu na noite do segundo dia e meudeus, o que é aquilo?! Do nada acordei com os peitos cheios e a roupa toda molhada. Se Rudá já adorava o colostro, que também tinha bastante, imagina aquele monte de leite?! Aí sim, passou a ficar muito tempo mamando e eu muito tempo ouvindo os "conselhos": "tá com pouco leite, por isso ele quer mamar toda hora", "isso é vontade de sugar, dá um bico que tu fica com mais tempo livre" (tempo livre pra quê, cara pálida?!), "se der um cházinho, enche mais a barriguinha e ele dorme". Fora tantos outros. Ô coisinha chata hein! É claro que não seguimos nenhum conselho mirabolante e ele continuava na teta por tempo indeterminado (até hoje).
Ainda sobre amamentação, não tive nenhum problema graças a deus. No começo sentia uma ardência e até uma dorzinha, na primeira sugada, mas como ele sempre teve a pega correta (o que é o principal), não tive rachaduras, nem sangramento e nunca tive o leite empedrado também. Mas, como mãe de primeira viagem, durante os primeiros dias mandava foto todo dia pra doula, pra ver se a pega continuava correta rsrs a doida com medo de algo dar errado hehe

Bom, nesse primeiro mês:
- engordou 2 kg. nasceu com 3.295kg e 51cm. no segundo dia estava com 3.150 kg. no 11º já estava com 3.800. com 38 dias pesou incríveis 5.250kg e 57cm.
- já perdeu muitas roupinhas e algumas nem chegou a usar.
- saiu de casa a primeira vez com 6 dias. depois disso não parou mais, vai pra tudo quanto é lado comigo. já foi ao parque três vezes, na pediatra, no mercado, no shopping, na casa da dinda e na casa da vovó e do vovô quase todo dia, pois é pertinho.
- recebeu muitas visitas e presentes carinhosos.
- já conversa e ri para nós, principalmente pra mamãe. quando ouve a minha voz, já sai rindo. a não ser que esteja na hora de mamar, aí gente, não tem jeito, melhor entregar logo para mim.
- não é um bebê chorão, não tem a tão temida "cólica". as vezes faz um chorinho enquanto mama, até conseguir fazer coco. depois que faz, só alegria hehe
- não fica muito no colo dos outros. ou é comigo, ou com o pai.
- só dorme se for bem juntinho de mim. o berço dele é colado na minha cama, tiramos uma grade, então ficou tipo uma extenção da nossa cama, mas ele dorme mesmo é na minha cama e bem coladinho. o berço tá servindo de trocador mesmo hehe
- tomou o primeiro banho com 3 dias de vida. adora banho de balde, mas também adora banho no chuveiro, que tomou a primeira vez com 15 dias.
- nas primeiras semana chorava muito quando era hora de trocar fralda, dava dó, chegava a ficar vermelho. depois começou a gostar e parou o chororô.
- usou fralda RN só na primeira semana.
- perto de completar um mês desconfiei que tivesse APLV, por conta de muco no cocô, dermatite no rosto e uma assadura que não curava nunca. graças a deus a hipótese foi logo descartada e tudo voltou ao normal. até hoje não sei o que pode ter sido, mas fico feliz que tenha melhorado.

Acho que é isso. Demorei quase 2 meses para escrever o posto do primeiro mês, mas tá tranquilo, pelo menos consegui hehe
Devo ter esquecido várias coisas, mas o principal é isso.
Vamos ás fotos (melhor parte).











Beijo, titias!




5 comentários:

  1. Que lindo está o Rudá. ainda bem que acompanho vcs no FB... assim vou acompanhando tudinho.
    Ele está lindo, maravilhoso... Tudo de bom esse bebê!
    E os pais também, estão de parabéns!
    a receita, com certeza, é sucesso. É só continuar e ignorar os palpites.
    Posso dizer, Ni, que não tive muita gente palpitando... bem pouca, e é um saco. Mas também, não tive nada de ajuda. Era eu e maridón. Às vezes a gente até trocava um palpite por uma ajuda... kkkkk.... mas deu tudo certo.
    Ignora. Tem gente que palpita, e isso eu aprendi, porque acha que tá ajudando e porque aprendeu a vida toda assim. Não lê, não se empodera das coisas. Um pouco de ignorância, talvez. Mas te digo que não é por mal. É por costume.
    Mas ignorar é o melhor. Ou filtrar. Melhor ainda.
    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo! Que bom que ele não tem alergia! Aqui a Liana tem :( Banho de chuveiro também rola aqui, eu adoro! As fotos estão maravilhosas!
    Beijos proceis!
    Rita :)

    ResponderExcluir
  3. olá!sou nova por aqui e estou te seguindo!poderia retribuir tbm?
    parabéns pela linda família!!!!Muita saúde e bençãos ao seu pequenino!

    ResponderExcluir
  4. Lindo demais Ni!
    Então, já posso comparar? Haha
    Helena ainda usa RN com 22 dias, tb está com dermatite no rosto, ama banho de chuveiro e está na transição entre chorar muito e deixar ser trocada com tranquilidade.
    Amei as fotos de vcs! É muito amor!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que baby mais lindo

    Vi a divulgaçao do seu blog la no grupo Tentantes empoderadas..e vim conhecer seu cantinho
    bjo

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.
Respondo aqui mesmo.







Doce Feliz Espera Nicole Aquino. Todos os direitos reservados